quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Av. Paulista esta prestes a perder um dos ultimos casaroes que ainda resta

Mais um casarão na Paulista, em SP, será demolido

Só restam seis imóveis do início do século passado na avenida
Agência Estado
    Casarão na PaulistaNilton Fukuda/19-10-2011/AE
    Na tentativa de evitar a demolição, ONGs buscam apoio de órgãos do patrimônio e farão uma manifestação no sábado (22)
    Publicidade
    Mais um casarão da avenida Paulista, em São Paulo, será demolido para dar lugar a um arranha-céu comercial. Trata-se da residência Dina Brandi Bianchi, vizinha da Casa das Rosas, construída na década de 1920. Na tentativa de evitar a demolição, ONGs buscam apoio de órgãos do patrimônio e farão uma manifestação no sábado (22).
    Leia mais notícias no R7
    Em 30 anos, a Paulista perdeu pelo menos 25 imóveis que serviram de moradia à elite econômica nas primeiras décadas do século passado. No número 91, o casarão foi adquirido pela construtora Even no início do ano. A autorização para a construção do edifício foi dada em maio.
    No dia 30 daquele mês, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) autorizou a "construção de edifício comercial", segundo ata da reunião dos conselheiros. A autorização é necessária por se tratar de uma construção vizinha de patrimônio tombado, a Casa das Rosas.
    Em 1982, o próprio Condephaat manifestou a vontade de iniciar um estudo de tombamento para os 31 casarões que existiam na via. O anúncio fez os proprietários dos imóveis se apressarem para vendê-los, com medo de correr o risco de não conseguir mais negociá-los. Hoje, só restam seis casarões na via. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário