quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Crianças....coloquem suas mochilas nas costas e vamos pra outro lugar...

Era uma vez, na Av. Pompeia, na altura do numero 600,  um Casaråo de esquina  antigo, da decada de 30, onde funcionava um colegio infantil, que se chavama Alvorecer.
Neste colegio, tudo foi preservado .As janelas grandes , as escadas de madeira que levavam ate as salas de aula, as portas eram tåo gigantes que dava ate pra imaginar o belo cavalheiro com sua armadura de ferro entrando com seu cavalo para salvar a princesa que vivia no ultimo andar deste imenso castelo...
Do lado de fora da casa, as arvores frutiferas chavam atençåo de quem passava. 
Mas, num belo dia, uma incorporadora muito rica comprou esse imovel , e como o mundo nåo e cor de rosa, infelizmente esse castelo imponente foi demolido , e no lugar dele foi construido um predio com salas comeciais e lojas.

Seria muito bom se essa historia nåo passasse de um conto de fadas, mas infelizmente e a realidade de mais um patrimonio da cidade sendo substituido por arranha ceus e novamente vemos  o  capitalismo e o " progresso desvairado "  tomarem  lugar do que e considerado Registro da Historia de Sao Paulo, e cada vez mais nossa cidade vai perdendo sua identidade.Em algumas cidades como Salvador  e Porto Alegre  , a solucåo desse confronto ,  foi manter os casaroes como hall de entrada,  e atraz foram construidos os  edificios . Essa alternativa resultou num visual arquitetonico incrivel, e inclusive se transformaram em  pontos turistico.
Aqui mesmo, um estabelecimento na Rua Cotoxo, outro em higienopolis na Rua Veridiana  tambem preservaram a arquitetura do local.

Dificil e explicar para as crianças que estudam nesse colegio que o cavalheiro nåo ira salvar a princesa porque o Castelo sera demolido....!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário