terça-feira, 27 de setembro de 2011

Materia do Bom Dia Brasil do dia 23/09/2011

Edição do dia 23/09/2011
23/09/2011 08h48 - Atualizado em 23/09/2011 08h48

Rua de Porto Alegre é conhecida como a mais bonita do mundo

Em 2003, havia planos para construir uma garagem de sete andares no local. Os moradores, então, criaram um blog para impedir a obra.

A rua mais bonita do mundo fica em Porto Alegre. Uma rua bonita fica no coração de quem passa e provoca a imaginação. Quem morou nas casas antigas? Quem plantou as árvores que se abraçam, lá no céu? “Eu acho essa rua romântica e linda. Se fosse na época de jovem, tivesse um namoradinho eu estava sempre nessa rua aqui passeando”, conta uma senhora.
Um cenário que fez a Rua Gonçalo de Carvalho, na zona central de Porto Alegre, ganhar a fama de a mais bonita do mundo. Para quem vê de cima, é como se um rio verde estivesse passando entre os prédios. São mais de cem árvores, algumas delas com cerca de 20 metros de altura. A mobilização para salvar a paisagem é o que fez dessa uma rua tão especial.
Em 2003, havia planos para construir uma garagem de sete andares no local. A rua seria alargada e as árvores teriam de sair. Os moradores, então, criaram um blog para impedir a obra. As fotos ganharam o mundo e a rua, admiradores como o biólogo português Pedro Santos.
“Ele se emocionou tanto com a luta pela preservação da rua que colocou o título na postagem dele: a rua mais bonita do mundo. Pela beleza do túnel verde, que é um espetáculo, e pela luta dos cidadãos”, o artista gráfico César Cardia
O caso parou na Justiça e a construtora acabou desistindo do projeto. Hoje, a Gonçalo de Carvalho é patrimônio ambiental de Porto Alegre. “Não é contra o progresso, nós somos a favor do progresso. Mas o progresso tem de ser compatibilizado com a natureza, não pode excluir a natureza para criar progresso. Não há lugar para os dois?”, questiona o aposentado Reinaldo Lameira.

Link: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/rua-de-porto-alegre-e-conhecida-como-mais-bonita-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário